sexta-feira, 26 de junho de 2009

Igreja Matriz de São Pedro e São Paulo















Com suas obras iniciadas em 14 de março de 1860, a Igreja passou por três etapas: capela-mor e o cruzeiro a sua frente. Posteriormente a nave principal foi concluída em 1882, e finalmente em 1933, foram construídas suas torres sineiras, a sacristia, sala de catequese e a casa paroquial.
Construção de grande porte em estilo neoclássico, com nobresco frontão triangular, demarcando a nave central, com torres laterais formando o eixo central de simetria. Sua fachada apresentando três portas de madeira, emolduradas em cantaria. Possuem também nove janelas laterais e cinco entradas de coro.
No século XIX, a igreja recebe um grandioso altar-mor de origem européia,
confeccionado em carvalho, com refinado trabalho de entalhes, circundado por colunas ao estilo jônico e ao fundo nicho com pinturas sacras, que abrigam os santos padroeiros da cidade ( São Pedro e São Paulo. Estes santos são considerados "os cabeças dos apóstolos", por terem sido os principais líderes da Igreja Cristã Primitiva, tanto por sua fé e pregação, como pelo ardor e zelo missionários), que foram doados pela Condessa do Rio Novo, Barão de Entre Rios, Visconde da Paraíba e o Barão de Palmeiras. O interior da Igreja sofreu diversas modificações, com a retirada dos nichos e dos quatro altares laterais, descaracterizando sua construção original.
Fotos e informações cedidas pela Fundação Cultural de Paraíba do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário