sexta-feira, 24 de abril de 2009

Suspeita de garimpo no rio Paraíba do Sul
















Nos últimos finais de semana aconteceu um fato que veio a preocupar a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Defesa Civil. Uma balsa foi colocada no Rio Paraíba do Sul, na altura da Cerâmica Alfa, com a suspeita de garimpo.
A patrulha fluvial foi até o local para esclarecer o surgimento da balsa no rio, e o proprietário falou que estava no local com intuito de coletar materiais para uma pesquisa. O patrulheiro percebeu que havia oito homens para retirar os materiais, e achou melhor pedir para que o dono da balsa fosse à secretaria mostrar toda a documentação.
O jornal A Folha procurou o secretario Luiz Carlos Garrido Junior. Ele falou que o único documento apresentado pelo proprietário foi a licença de coletar materiais para pesquisa no município de Rio das Flores, Vassouras e Paraíba do Sul, e que ainda faltava licença ambiental, alvará do município, documento da embarcação e um outro documento que garante a permanência da balsa na área.
- Diante das suspeitas, tomei algumas providências, procurando autoridades competentes, como a Capitania dos Portos. Isso nos preocupa, pois, caso seja confirmado que é garimpo, é uma atividade que utiliza um mineral altamente cancerígeno, o mercúrio. Ele tem a ação de separar o ouro do cascalho que não aproveitado é despejado no rio contaminando e causando aos peixes varias mutações. – disse Garrido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário