quinta-feira, 30 de abril de 2009

Capitania dos Portos lacra nove balsas suspeitas no rio Paraíba do Sul















Na última edição do jornal A Folha, foi feita uma matéria falando sobre a presença de uma balsa no rio Paraíba do Sul, com suspeita de garimpo, preocupando a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Defesa Civil.
Durante esta semana, nossa equipe de Reportagem voltou a conversar com o secretário Luiz Carlos Garrido Junior para levantar novas informações sobre o caso. Ele disse que, após o último contato, outras embarcações suspeitas estavam no local, totalizando em nove balsas no rio, todas do mesmo proprietário.
- Nós, então, tomamos providências. Como todas as embarcações estavam sem a documentação adequada, na última terça feira (28), a Capitania dos Portos (com os três militares presentes: Comandante Azevedo, Sub Oficial Elder e Sargento Róbson) veio a Paraíba do Sul e lacrou os motores das balsas. A situação permanece até que se regularizem os documentos – disse o secretário.
Garrido disse que é, de fato, muito forte o indício de que havia garimpo no rio. A preocupação é, novamente, com o possível despejo de mercúrio no rio, que seria muito prejudicial para os ecossistemas presentes. Para piorar a situação, vale lembrar que o rio ainda está com a pesca proibida devido aos problemas com o derramamento de produtos tóxicos no final do ano passado, e um outro acidente ecológico seria desastroso. Todas as características de um possível garimpo puderam ser vistas, já que todas as balsas têm cobertura com seis a sete homens morando nas embarcações em situações precárias.
- Uma empresa não tem a necessidade de colocar um aparato desse tamanho, num pequeno perímetro para colher materiais para pesquisa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário