sexta-feira, 15 de maio de 2009

No dia 15/01/1833 foi fundada Parahyba do Sul















A cidade de Paraíba do Sul tem sua origem ligada ao remanso descoberto no rio, em 1681, por Garcia Rodrigues Paes, filho do bandeirante Fernão Dias, que viu a possibilidade de abrir um caminho que encurtasse em 15 dias a viagem entre Minas gerais, onde era localizado as minas de pedras preciosas (descoberta por seu pai), ao porto do Rio de Janeiro.
No ano de 1682, Garcia firma um contrato com o Rei de Portugal visando a abertura de um caminho para escoamento do ouro. No ano seguinte, 1683, Garcia instala em Paraíba do Sul a fazenda que deu origem a nossa cidade.
Foi construído o caminho que liga Paraíba ao Rio de Janeiro no ano de 1700 e no ano de 1704, o “Caminho Novo” chegando a Mantiqueira, onde une-se ao já existente caminho que vinha de São Paulo.
Pelos diversos serviços prestados à coroa, Garcia, em 1711, recebe uma Sesmaria que oficializa a posse de quase 40 km das terras ao longo do caminho. Tendo em suas mãos uma das maiores riquezas do Brasil.
Em 1871 foi elevada a condição de cidade Parahyba do Sul. Seu nome de origem tupi, que significa “rio imprestável” ruim para navegar, e está diretamente ligado ao rio que corta nossa cidade.


Fotos e informações cedidas pela Fundação Cultural de Paraíba do Sul

Nenhum comentário:

Postar um comentário